Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Marcelo Rebelo de Sousa ‘irmão’ da Misericórdia

Título honorário deverá ser entregue ao Presidente da República no dia 5 de setembro.
Fátima Vilaça 13 de Março de 2017 às 08:41
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa FOTO: Tiago Sousa Dias
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai receber o título de irmão honorário da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.

A distinção será entregue no próximo dia 5 de setembro, na cerimónia de encerramento das comemorações do centenário do hospital António Lopes, naquele concelho. Além de Marcelo Rebelo de Sousa, a Santa Casa atribuiu o mesmo título a Manuel Lemos, presidente da União das Misericórdias Portuguesas.

A proposta para a atribuição deste título honorífico foi aprovada por unanimidade na última assembleia-geral da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso.

O provedor Humberto Carneiro sublinha que as duas personalidades "têm dado muito ao setor social e solidário". "O senhor Presidente da República é um homem de Misericórdia", afirmou o provedor da Santa Casa da Póvoa de Lanhoso, à margem da assembleia-geral, que decidiu a entrega da distinção.

Humberto Carneiro sublinhou que o Chefe de Estado tem um "trajeto exemplar enquanto cidadão, na medida em que se tem mostrado dedicado às causas sociais".

O título será entregue a 5 de setembro, altura em que a Misericórdia da Póvoa de Lenhoso encerra o ano de comemorações do centenário do hospital. Marcelo Rebelo de Sousa deverá presidir à cerimónia, uma vez que preside à comissão de honra das comemorações.

Já ontem, a Misericórdia promoveu um cortejo etnográfico que fez com que a população da Póvoa de Lanhoso recuasse um século, até à data da fundação do hospital da vila pelo casal de beneméritos, António e Elvira Lopes.
Marcelo Rebelo de Sousa Santa Casa da Misericórdia presidente da república Póvoa de Lanhoso
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)