Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Marinha reativa campo de treino dos Hangares

Infraestrutura vai ser requalificada para treinos de operações especiais dos fuzileiros.
Pedro F. Guerreiro 31 de Agosto de 2017 às 08:35
Protocolo vai permitir o acesso da população ao cais dos Hangares, que atualmente quase só utilizado pela Marinha
Protocolo vai permitir o acesso da população ao cais dos Hangares, que atualmente quase só utilizado pela Marinha FOTO: Nuno Alfarrobinha
A Marinha vai reativar o campo de treino no núcleo dos Hangares da ilha da Culatra. Além das ações de inativação de explosivos ou treino de mergulho, a infraestrutura vai ser requalificada e servir para treino de operações por parte dos fuzileiros.

"A nossa presença vai ser diária e muito mais visível. Vamos transformar este terreno de grandes dimensões numa área de treino com embarcações de alta velocidade, para operações do destacamento de operações especiais dos fuzileiros, operações de grande complexidade e discrição", explicou o almirante António Silva Ribeiro, chefe do Estado-Maior da Armada, à margem das cerimónias do centenário da aviação naval naquele núcleo da ilha da Culatra.

"Será a nossa base de treino, temos aqui condições naturais para que os fuzileiros possam operar e treinar para operações reais, ou fazer intervenções, a partir daqui, sempre que se justifiquem", acrescentou.

Numa cerimónia que incluiu a amaragem de um hidroavião ao largo dos Hangares, a inauguração de um monumento que assinala o centenário do núcleo e a apresentação do livro ‘Hangares - O Esforço de Guerra’, a Marinha e a Autoridade Marítima assinaram ainda um protocolo com a Associação de Moradores dos Hangares para permitir a acessibilidade da população à ponte militar, que servia de cais quase exclusivamente para embarcações da Marinha.

O documento prevê a utilização conjunta da infraestrutura e a colocação de um ‘finger’, que permita a acostagem de embarcações ligeiras, além dos barcos que fazem as carreiras regulares entre Faro e Olhão e as ilhas- -barreira.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)