Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Matilha ataca e mata cão que passeava na praia com a dona em Cascais

Beatriz Barroso e o animal foram atacados durante um passeio no Guincho.
Francisca Genésio 23 de Dezembro de 2018 às 09:55
Beatriz Barroso viu o seu cão ser atacado e morto por matilha na zona do Guincho
’Paqui’ não resistiu ao ataque
Beatriz Barroso viu o seu cão ser atacado e morto por matilha na zona do Guincho
’Paqui’ não resistiu ao ataque
Beatriz Barroso viu o seu cão ser atacado e morto por matilha na zona do Guincho
’Paqui’ não resistiu ao ataque
Há cinco anos que a praia do Abano, na zona do Guincho, em Cascais, fazia parte da rotina de Beatriz Barroso. Era neste local que passeava muitas vezes os seus cães e, por isso, estava longe de imaginar que o passeio do dia 24 de novembro seria o último para um deles, de raça Beagle.

"Quando dei por mim estavam quatro cães à minha volta. Um atacou-me e acabou por me partir um dedo do pé. O meu cão tentou defender-me, mas acabou arrastado pelo cachaço para o mato", contou ao CM Beatriz Barroso, de 32 anos.

Durante vários minutos procurou o animal, mas quando o encontrou pouco havia a fazer. "Quando o encontrei, já estava muito frágil. O chão estava coberto de sangue porque ele foi literalmente comido", lamentou.

‘Paqui’ ainda foi transportado para um hospital veterinário, em Lisboa, mas acabou por não resistir aos ferimentos e morreu três dias depois. Beatriz Barroso denunciou o caso à polícia, à Câmara de Cascais e até à Associação São Francisco de Assis (SFA), responsável por gerir o Centro de Proteção Animal da autarquia.

"A polícia disse-me que não devia ter abandonado o local, a Câmara defendeu-se dizendo que não era responsabilidade dela e que já tinha informado as entidades competentes e a associação disse que estava a tratar do caso", explicou Beatriz Barroso.

A SFA e a autarquia afirmam que "o assunto está longe de ter uma responsabilidade apenas e só do município", acrescentando que a autarquia "adquiriu três armadilhas de 150 metros quadrados, dotadas com as técnicas mais modernas, que permitirão capturar animais assilvestrados com maior eficácia".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)