Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Milhares na Procissão do Senhor dos Passos

Fiéis seguiram o cortejo religioso que saiu da Igreja de São Roque com destino à Graça.
Teresa Oliveira 13 de Março de 2017 às 08:42
Cortejo percorreu a Baixa da cidade de Lisboa, desde a Igreja de São Roque, no Bairro Alto, até à Igreja da Graça
Cortejo percorreu a Baixa da cidade de Lisboa, desde a Igreja de São Roque, no Bairro Alto, até à Igreja da Graça FOTO: David Martins
Milhares de pessoas participaram no domingo à tarde na Procissão do Senhor dos Passos da Graça, presidida por D. Manuel Clemente, Cardeal-patriarca de Lisboa.

A peregrinação teve início na Igreja de São Roque, às 15h30, com destino à Igreja da Graça, onde, às 18h30, foi celebrada a missa pelo Cardeal-patriarca.

Foram 14 as paragens do cortejo religioso que evoca a paixão e a morte de Cristo com a recriação da via-sacra de Jerusalém. Um dos momentos marcantes da procissão foi o encontro de Cristo com a Mãe, que representa a terceira estação na via-sacra.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, juntou-se à peregrinação no Martim Moniz e mostrou-se impressionado com a adesão dos fiéis.

"Esta é uma grande procissão e este ano verifiquei que teve uma dimensão muito superior à do ano anterior. Foi uma longa caminhada, mas uma boa caminhada. É uma tradição. São 430 anos de história de uma nação, de uma cidade. E depois, a própria missa teve uma adesão que superou o que esperava", disse ao CM Marcelo Rebelo de Sousa.

Também o Cardeal-patriarca enalteceu a fé do povo. "Esta procissão acompanha a vida da cidade e o coração da cidade. E de ano para ano aparecem estas multidões", afirmou à saída da missa, já passava das 19h30. Participaram no cortejo as diversas ordens religiosas, bem como as Irmandades de São Roque e da Graça, o Corpo Nacional de Escutas, a Fanfarra do Exército e a Polícia Militar.

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e a líder do CDS, Assunção Cristas, também marcaram presença.
procissão senhor dos passos Lisboa Graça
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)