Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Monchique ganha força na luta contra pedreiras

Governo garante que vai ter em conta posição da câmara contra extração de feldspatos.
José Carlos Eusébio 8 de Junho de 2017 às 08:25
Câmara considera que surgimento de pedreiras teria um impacto negativo numa zona sensível em termos ambientais
Câmara considera que surgimento de pedreiras teria um impacto negativo numa zona sensível em termos ambientais FOTO: Pedro Noel da Luz
A serra de Monchique tem um tipo de rocha rara e valiosa, que está a suscitar o interesse de empresas na sua exploração. Mas os autarcas locais e os ecologistas estão contra por motivos ambientais. Agora, o Governo veio garantir que uma decisão sobre a exploração de depósitos de minerais de feldspato terá sempre em conta a posição da autarquia.

Em resposta a questões colocadas por deputados do PSD e do CDS, o Ministério da Economia referiu, este mês, que já foi publicado um despacho que determina que "nos procedimentos administrativos relativos à prospeção e pesquisa, exploração experimental e exploração de recursos geológicos seja sempre auscultado, previamente e por escrito, o presidente do município".

No entanto, Rui André, presidente da câmara, disse ontem ao CM que "ainda não tinha conhecimento dessa situação", frisando que a câmara nunca foi auscultada previamente.

"Nós temos participado nas consultas públicas como qualquer particular pode fazer", referiu o autarca, adiantando que ainda na terça-feira foi manifestada pela autarquia a "oposição a um pedido de exploração".

O município considera que o surgimento destas novas pedreiras teria um impacto negativo numa zona sensível em termos ambientais e poria em risco as estratégias de desenvolvimento económico definidas para o concelho.

Até agora, duas empresas já avançaram com pedidos para explorar depósitos de feldspatos - um mineral de elevado valor económico e que tem diversas utilizações na indústria -, na encosta sul da Picota.
PSD Monchique Picota Governo CDS Ministério da Economia presidente Rui André política ambiente
Ver comentários