Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Moradores de Montes de Alvor revoltados com lixeira a céu aberto

Lixo depositado junto a bairro em Montes de Alvor causa descontentamento.
Diana Santos Gomez 8 de Outubro de 2019 às 08:26
Lixeira inclui vários tipos de resíduos, como garrafas de plástico e vidro, cartão, plásticos e detritos de construção civil
Lixeira inclui vários tipos de resíduos, como garrafas de plástico e vidro, cartão, plásticos e detritos de construção civil FOTO: Miguel Veterano

Garrafas de plástico e de vidro, embalagens de cartão, fraldas e sacos de plástico. São estes alguns dos resíduos que foram depositados num terreno, junto a um bairro em Montes de Alvor, no concelho de Portimão.

Segundo denunciou ao CM um morador local, a lixeira a céu aberto é "uma preocupação para todos os moradores devido a questões de saúde pública", uma vez que a zona é frequentada por muita gente que mora naquela zona habitacional. Segundo o CM conseguiu apurar, o problema já é do conhecimento da junta de freguesia e da Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP), que direcionaram a sua resolução para a Câmara de Portimão. A autarquia portimonense foi alertada na passada sexta-feira.

Contactada pelo CM, fonte da Câmara de Portimão garantiu que "já foi enviada uma equipa de fiscalização ao local". Neste momento, a autarquia está a recolher a informação necessária para apurar de que forma é que o lixo foi depositado naquele local, no sentido de encontrar uma solução para o problema. A mesma fonte alerta para a importância de existir um "comportamento mais consciente e responsável por parte dos cidadãos para com o ambiente e a sua comunidade". No caso dos resíduos verdes (restos de jardins e plantas) e de colchões e frigoríficos, por exemplo, há um serviço de recolha gratuita de um metro cúbico por mês feito pela EMARP.

A mesma entidade pode recolher um metro cúbico de detritos originários da construção civil, também gratuitamente, uma vez por ano. É apenas necessário contactar a empresa municipal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)