Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

‘Mosteiro de Emoções’ oferece 23 espetáculos

Programa tem diversas iniciativas que vão envolver várias entidades até julho de 2019.
Liliana Rodrigues 18 de Fevereiro de 2018 às 08:19
Apresentação da programação do ‘Mosteiro de Emoções’ contou com a atuação de um violinista
Apresentação da programação do ‘Mosteiro de Emoções’ contou com a atuação de um violinista FOTO: Direitos Reservados
O Mosteiro de S. Miguel de Refojos, monumento beneditino em Cabeceiras de Basto, é o palco principal de um programa cultural intenso dirigido a pessoas de todas as idades. Até julho de 2019 vão realizar-se 23 atividades artísticas, de exaltação do património, tradição e história.

O programa ‘Mosteiro de Emoções’ desenvolve-se em três eixos temáticos: Cultura/Artes Performativas; Gastronomia/Sabores; e Saúde e Bem-Estar. O objetivo é aliar a itinerância à diversidade das propostas. Assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.

Entre as iniciativas, destaca-se a Bienal Internacional de Flauta Transversal, a Noite das Mil e Uma Histórias, o Festival Ibérico de Canto Gregoriano, o Festival Aromático e a Mostra de Sabores Beneditinos, entre outros.

"Este programa tem a particularidade de unir e, por isso, destaco com enorme satisfação o envolvimento de inúmeros parceiros de Cabeceiras de Basto, desde a comunidade educativa, aos empreendedores locais, passando pelo movimento associativo e outras instituições do concelho, mas também parceiros externos como universidades, escolas profissionais, orquestras, cooperativas, empresas de dinamização cultural, entre outros", sublinhou o presidente da Câmara de Cabeceiras de Basto.

Francisco Alves falava na apresentação do ‘Mosteiro de Emoções’, que resulta de uma candidatura a fundos comunitários que integra também um conjunto de ações como obras de reabilitação de coberturas e fachadas do Mosteiro e da antiga livraria beneditina.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)