Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Mosteiro de Santa Clara passará a hotel de luxo

Grupo hoteleiro Slicedays responsável por obras e manutenção do espaço por 50 anos.
José Eduardo Cação 20 de Novembro de 2018 às 08:45
Mosteiro de Santa Clara será alvo de intervenção de fundo por parte de grupo sediado nos Açores
Mosteiro de Santa Clara será alvo de intervenção de fundo por parte de grupo sediado nos Açores FOTO: Direitos Reservados
Sem ocupação há mais de uma década, o histórico Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, vai albergar uma nova unidade hoteleira de cinco estrelas. O espaço secular será alvo de uma profunda remodelação e concessionado durante os próximos 50 anos.

A transformação decorre depois de ter sido lançado um concurso por parte do Governo, através do programa Revive - que visa a promoção e reabilitação do património histórico e cultural do País, com recurso a investimento de privados.

À fase final do concurso chegaram duas candidaturas. Uma apresentada pela Empreendimentos Turísticos Montebelo, inserida no grupo Visabeira, e outra pela Slicedays, que tem a sua sede nos Açores e que acabou por ganhar o concurso.

Vai ficar responsável pelas obras de fundo que o antigo mosteiro terá de sofrer, com as reservas necessárias já que se trata de um monumento nacional.

No passado mês de agosto, durante a entrega das propostas por parte das duas empresas do ramo hoteleiro, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, congratulou-se com o interesse verificado na recuperação daquele que é um dos espaços mais históricos e reconhecidos da cidade vila-condense.

"Espero que o vencedor do concurso apresente uma proposta que devolva vida e dignidade ao mosteiro, através de uma utilização adequada", disse na altura.

Situado junto ao rio Ave, o antigo mosteiro, que agora celebra 700 anos, é património nacional desde 1910. Foi construído em 1318, num espaço exclusivamente feminino. Está na posse do Estado desde 1893, mas ‘parado’ há uma década.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)