Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Museu da Instrução instalado numa antiga escola primária

Previsto para este ano, será o oitavo núcleo museológico do concelho.
Secundino Cunha 27 de Janeiro de 2016 às 06:00
FOTO: DR
A Câmara de Fafe vai instalar na antiga escola primária da freguesia de Silvares S. Martinho um museu dedicado à história da educação no município, desde a monarquia até aos nossos dias.

A Escola Deolinda Leite foi edificada em 1892 a mando de um fafense que na altura se encontrava emigrado no Brasil e é hoje, apesar de desativada, uma das mais antigas escolas primárias de toda a região.

"Para além da vertente pedagógica deste museu, é objetivo da câmara prestar homenagem aos brasileiros de torna viagem, que foram quem, na segunda metade do século XIX, apostou na criação de estruturas educativas em Portugal e muito particularmente nesta região", disse ao Correio da Manhã Artur Coimbra, chefe de Divisão Cultural da Câmara de Fafe.

Além do edifício em si, os visitantes poderão conhecer a evolução educativa, no nosso país, nos últimos cem anos, com destaque para uma sala de aulas do período do Estado Novo, onde poderá apreciar-se o mobiliário, os retratos e os materiais educativos típicos da época, como os pesos e medidas ou os mapas de Portugal e das ex- -colónias ultramarinas.

Este será o oitavo núcleo museológico do concelho de Fafe, vindo a juntar-se ao Museu da Imprensa, Museu das Migrações, Museu do Automóvel, Núcleo Museológico da Eletricidade, Museu do Moinho e do Centeio, em Aboim, Museu da palha, em Golães, e Museu de Nossa Senhora de Guadalupe, em Cepães.

"São museus de pequenas dimensões, mas muito interessantes, tanto pelas temáticas que abordam como pela qualidade das coleções que apresentam", diz Artur Coimbra.

Em breve serão conhecidas novidades acerca do Museu do Automóvel, que deve mudar de instalações, para o local onde se situa o mercado municipal.
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)