Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Nova ETAR coloca fim a maus cheiros e insetos

Estação de Tratamento de Águas Residuais irá custar 2,5 milhões e estará pronta dentro de um ano.
Ana Isabel Fonseca 28 de Outubro de 2016 às 09:25
António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, está satisfeito com a construção da nova ETAR
António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, está satisfeito com a construção da nova ETAR FOTO: Francisco Manuel
Dentro de um ano, Sever do Vouga irá ver concluída a construção da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). O projeto resulta de um acordo com a Águas da Região de Aveiro e irá custar cerca de 2,5 milhões de euros.

A nova ETAR irá substituir a atual, que está localizada em Pessegueiro do Vouga e que durante vários anos gerou queixas dos moradores devido aos maus cheiros e aos insetos.

A autarquia considera que o projeto é muito importante, uma vez que vai resolver problemas ambientais e melhorar os índices de desenvolvimento do concelho.

"É uma obra há muito ansiada porque teve alguns constrangimentos no arranque e, finalmente, estamos em condições de avançar, o que vai ser fulcral para a melhoria da qualidade de vida da população", explicou António Coutinho, presidente da Câmara de Sever do Vouga, dando conta de que se vão verificar consideráveis melhorias no tratamento de efluentes.

A nova ETAR irá servir um total de 11 mil habitantes das freguesias de Sever do Vouga, Pessegueiro do Vouga, Silva Escura, Dornelas, Rocas do Vouga, Cedrim e também Paredela e Couto Esteves. Apenas a freguesia de Talhadas irá ficar de fora, sendo servida por uma outra ETAR.

A empresa Águas da Região de Aveiro assumiu que desejava há muito tempo avançar com o projeto, mas que, além de se tratar de uma obra complexa, houve um primeiro concurso que teve de ser anulado.

A nova ETAR terá três fases de tratamento e a descarga do efluente tratado será efetuada no rio Vouga, a jusante da ponte de Santiago.
Sever do Vouga Aveiro Pessegueiro do Vouga António Coutinho Rocas do Vouga Couto Esteves ETAR rio Vouga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)