Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Nova linha de alta tensão em Alcoutim e Tavira

Objetivo é fazer o transporte de energia de quatro estações fotovoltaicas para subestação elétrica.
José Carlos Eusébio 19 de Novembro de 2019 às 09:18
Linha de alta tensão
Eletricidade
Linha de alta tensão
Linha de alta tensão
Eletricidade
Linha de alta tensão
Linha de alta tensão
Eletricidade
Linha de alta tensão
Uma linha elétrica de muito alta tensão, com cerca de 20 quilómetros de extensão, está prevista passar nos concelhos de Alcoutim e Tavira.

O processo de avaliação de impacto ambiental encontra-se em fase de consulta pública até ao dia 23 de dezembro.
A construção da nova linha tem como objetivo o transporte da energia produzida por quatro centrais fotovoltaicas que a Galp vai construir no concelho de Alcoutim, designadas por Viçoso, Pereiro, Albercas e São Marcos, para a subestação elétrica de Tavira, localizada na freguesia do Cachopo.

São apresentados três traçados possíveis para a implantação da estrutura de eletricidade, um com 22,7 quilómetros de extensão, outro com 20,6 km e o último com 16,7 km. Nos documentos consultados pelo CM é referido que "os aglomerados populacionais ou habitações e apoios agrícolas existentes na área de estudo encontram-se maioritariamente para além dos limites dos corredores em estudo, sendo exceção a povoação de Alcaria (corredor B1) e de Malfrades (corredores B2 e B1)".

Os promotores do projeto garantem que "houve a precaução de cumprimento dos limites de exposição aos campos eletrodomésticos e do afastamento às infraestruturas sensíveis".

Segundo o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, este tipo de projetos "cria sempre algum impacto, quanto mais não seja visual". No entanto, o autarca acredita que "está acautelada a saúde das pessoas".

As centrais fotovoltaicas que motivam a construção da linha de alta tensão deverão começar a ser construídas no segundo trimestre do próximo ano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)