Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Nova ponte junto a praia fluvial no rio Mondego

Estrutura vai permitir a passagem de pessoas e veículos de emergência e custa 500 mil €.
Gonçalo Silva 29 de Março de 2017 às 08:29
Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, junto ao local onde vai surgir a nova ponte
Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego, junto ao local onde vai surgir a nova ponte FOTO: Ricardo Almeida
Uma nova ponte sobre o Mondego vai ser construída junto à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, em Torres do Mondego (Coimbra). Um investimento de 500 mil euros, com estrutura metálica, que terá três metros de largura e vai permitir a passagem a pessoas e veículos de emergência.

"É uma obra que será definitiva e que é aguardada há muito. Neste local já existiram algumas pontes em madeira, que acabaram destruídas pelas fortes cheias do Mondego", explica Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de Torres do Mondego. A ponte será definitiva e vai ser construída vários metros acima do leito do rio, a uma cota acima das maiores cheias já registadas. "Levará quatro pilares em betão, de suporte à estrutura. É uma obra muito relevante, que vai permitir o acesso às cinco mil pessoas que passam diariamente no local durante o verão e será uma ligação para as populações desta freguesia", diz o autarca.

A construção deverá ter início em setembro. "As estacas em betão, que sustentam os pilares, vão a uma profundidade de 19 metros em alguns locais. As estacas são o que vai demorar mais tempo a executar. A estrutura metálica da ponte será feita em estaleiro, ao mesmo tempo que se constroem os pilares em betão", refere.

A construção de uma ponte para passagem permanente de automóveis "obrigava a um reforço das estacas de betão, o que iria encarecer muito a obra", justifica o autarca. Será uma ponte pedonal-ciclável e servirá também para viaturas de emergência. A junta aguarda o projeto definitivo e o concurso para a construção da ponte deverá ser lançado em abril.
rio mondego praia fluvial emergência Coimbra
Ver comentários