Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Nova alameda custa 8 milhões e transforma centro de Espinho

Espaço de 100 mil metros quadrados terá quiosques, ciclovias, bares, espaços para exposições e posto de turismo.
Paulo Duarte 23 de Fevereiro de 2016 às 06:00
Projeto prevê vários equipamentos para a alameda 8, no centro de Espinho
Projeto prevê vários equipamentos para a alameda 8, no centro de Espinho FOTO: DR
A alameda 8 é uma área descoberta com cerca de 100 mil metros quadrados no centro da cidade de Espinho criada com o enterramento da linha do comboio e que tem sido utilizada para eventos de verão desde 2010. A obra de requalificação agora lançada – com um prazo de execução de 18 meses – terá um custo de 8,25 milhões de euros e vai transformar toda a zona.

"Serão construídos quiosques, mobiliário urbano, ciclovias, percursos pedonais, zonas arborizadas, bares, espaços para exposições e um posto de turismo, num espaço com características de parque central em perfeita sintonia com o ordenamento do território de uma cidade virada para o mar", disse ontem ao CM Pinto Moreira, presidente da autarquia.

A construção de uma grande pala amovível, com "capacidade para eventos e festivais musicais e mercados sazonais", é uma das novidades. "É uma ferramenta de combate à sazonalidade de Espinho, tão dependente dos meses de veraneio. Está garantida a revitalização e o desenvolvimento comercial", indicou Pinto Moreira. "Os concursos públicos para adjudicação da obra serão lançados em abril e, logo que o Tribunal de Contas conceda o visto, os trabalhos arrancam, possivelmente, no final deste ano".

Os empresários estão satisfeitos com a perspetiva da criação de uma nova centralidade. "É fundamental criar uma nova identidade nesta zona, que potencie a imagem da cidade, de forma a ser mais atrativa para o turismo e, consequentemente, para o comércio", referiu ao CM Nunes da Silva, presidente da Associação Empresarial Viver Espinho.

O projeto de arquitetura é da responsabilidade do espinhense Rui Lacerda e do espanhol Francisco Mangado, na sequência do concurso de ideias realizado já em 2009.

Espinho alameda dinheiro projeto turismo quiosques ciclovias espaços exposições
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)