Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Novo Portugal dos Pequenitos vai ter rinque de patinagem

Edifício inspirado no tempo dos navegadores portugueses vai fazer lembrar as velas das caravelas.
Gonçalo Silva 18 de Abril de 2016 às 16:39
Espaço do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser renovado e ampliado
Espaço do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser renovado e ampliado FOTO: DR
Aos 75 anos, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai realizar obras de relevo. Um edifício novo vai nascer no lado oposto à atual entrada, oferecendo novos serviços e comodidades aos visitantes.

"É um edifício moderno, contemporâneo, e que tem um formato que faz lembrar as velas das caravelas portuguesas. Essas velas estão relacionadas com a nossa história e com o facto de sermos viajantes do Mundo", explica Ivo Pimentel, administrador da Fundação Bissaya Barreto, proprietária do parque.


O novo edifício terá as funções de bilheteira, sala para festas de aniversário, pista de gelo e rinque de patinagem e ainda espaço de restauração, e vai permitir ao visitante observar toda a área atual do Portugal dos Pequenitos. "Neste novo edifício vamos ter mais dinâmica, mais tecnologia e animação. Terá também um miradouro, de onde será possível observar o espaço atual do parque", referiu ao CM Ivo Pimentel.

"O projeto está em estudo prévio na Câmara Municipal de Coimbra. A nossa ideia é que, até ao final do ano, possa reunir as condições e licenças para a construção arrancar já no início do próximo ano", sustenta o administrador. "As obras deverão ter a duração de um ano e meio a dois anos", adianta.

A área circundante de acesso ao edifício será beneficiada com espelhos de água e um percurso verde, alusivo à imagem de um bosque. O projeto do novo edifício é da autoria do ateliê Subvert Studio, que venceu um concurso de ideias em que foram apresentadas 11 propostas.

A Fundação Bissaya Barreto espera obter alguns fundos da União Europeia para concretizar este projeto. "O investimento total ainda não está definido. Há várias opções estratégicas ainda a definir. Mas contamos candidatar o projeto a fundos europeus", refere o administrador Ivo Pimentel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)