Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Núcleo dos Hangares vai receber estudantes

Projeto do Agrupamento de Escolas do Montenegro leva comitivas de sete países.
Pedro F. Guerreiro 6 de Fevereiro de 2017 às 08:39
Hangares foram intervenientes na 1ª Guerra Mundial, recebendo hidroaviões franceses
Hangares foram intervenientes na 1ª Guerra Mundial, recebendo hidroaviões franceses FOTO: Nuno Alfarrobinha
O Núcleo dos Hangares da ilha da Culatra vai receber no dia 9 de março um grupo de professores e estudantes de vários países para visitar os restos da base onde durante a 1ª Guerra Mundial aterraram hidroaviões franceses.

A visita vai acontecer no âmbito de um projeto do programa Erasmus +, em que o Agrupamento de Escolas do Montenegro está envolvido com unidades de ensino de outros sete países (França, Itália, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Roménia e Turquia). O projeto, intitulado ‘1914-2014 - Il y a 100 ans, la Grande Guerre: regards croisés d´élèves en Europe’ (1914-2014 - Tem 100 anos, a Grande Guerra: olhares cruzados de alunos da Europa’), prevê a visita da comitiva de alunos e professores ao Algarve, de 6 a 10 de março. No dia 9, o grupo, acompanhado por elementos da Associação de Moradores dos Hangares, vai deslocar-se até aos Hangares para visitar os restos da base construída durante a 1ª Guerra Mundial.

Aquele espaço, recorde-se, foi usado para a aterragem de hidroaviões franceses que apoiavam a luta submarina.

O núcleo começou depois a ser habitado e teve instalações da Junta Autónoma de Portos do Sotavento, da Guarda Fiscal e, na década de 60, um campo de treino de inativação de explosivos e demolições, zona que ainda hoje permanece delimitada com arame farpado.

No final de 2016, foi aprovado um projeto de resolução que recomenda ao Governo o reconhecimento dos núcleos históricos do Farol e Hangares. No entanto, estão ali previstas demolições de 60 casas, cuja posse administrativa vai acontecer a 22 de fevereiro e 2 de março.
Núcleo dos Hangares Culatra Erasmus Agrupamento de Escolas do Montenegro França Itália Reino Unido Alemanha
Ver comentários