Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Obra no porto de Leixões está a gerar contestação

Estrutura terá mais 300 metros e a empreitada deverá prolongar-se por dois anos.
Manuel Jorge Bento 22 de Abril de 2018 às 09:08
Obra será realizada no quebra-mar exterior norte do porto de Leixões, tornando-o mais visível da praia de Matosinhos
Obra será realizada no quebra-mar exterior norte do porto de Leixões, tornando-o mais visível da praia de Matosinhos FOTO: Direitos Reservados
O porto de Leixões pretende prolongar o atual quebra-mar exterior norte em 300 metros para melhorar a segurança e navegabilidade na barra, bem como as condições de acesso para navios de carga que podem atingir 300 metros de comprimento.

O estudo de impacte ambiental deste projeto - em consulta pública até 29 de maio - revela a criação de uma "barreira visual", redução da agitação marítima na praia e um impacto negativo nas condições para a prática de desportos de ondas, na praia de Matosinhos e praia Internacional, o que pode afetar o turismo.

O projeto está a provocar forte contestação. Os praticantes de surf consideram que a estrutura "pode trazer consequências catastróficas" para Matosinhos. "Teme-se que afete a qualidade das praias e a ‘onda de Matosinhos’, podendo mesmo fazer com que as águas fiquem estagnadas (mais poluídas e contaminadas) e haja um expectável aumento de acumulação de sedimentos a norte da praia Internacional, devido às correntes." Os surfistas estão a ser desafiados a manifestar a sua indignação na apresentação do projeto de acessibilidades marítimas ao porto de Leixões, marcada para dia 30, em Leça da Palmeira.

A obra - que deverá iniciar em janeiro de 2019 e prolongar-se por dois anos - foi também criticada na última assembleia municipal de Matosinhos, onde foram questionadas quais serão as condições de navegabilidade para os barcos de pesca. "A Figueira da Foz, antes das obras, era uma barra perigosa e, depois, ficou uma barra de morte. Não permita que Leixões fique idêntica", solicitou um munícipe à presidente da autarquia, Luísa Salgueiro.
Figueira da Foz porto de Leixões Matosinhos Leça da Palmeira presidente Luísa Salgueiro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)