Já estão em curso as obras de construção da estação elevatória da praça dos Pescadores, que tem como objetivo minimizar o risco de inundações na baixa de Albufeira. De forma a evitar transtornos durante a época turística, as condutas de ligação à estação, que implicam a abertura de valas em artérias da cidade, só serão executadas após o verão. Esta empreitada tem um custo de cerca de um milhão de euros.
As obras arrancaram há cerca de um mês, com a realização de escavações numa área junto às escadas rolantes. José Carlos Rolo, presidente da câmara, revela ao
CM que a construção da estação deve ser "concluída até ao verão".
A empreitada será depois interrompida, sendo retomada após o final da época balnear. Nessa altura, serão abertas valas para a colocação de tubagens no largo Duarte Pacheco, travessa e rua Cândido dos Reis e avenida 25 de Abril. "O objetivo é evitar transtornos durante época de maior procura turística", diz a CM José Carlos Rolo, presidente da câmara.
A nova estação permitirá bombear a água diretamente para o mar, evitando assim que se acumule nas ruas da baixa da cidade em períodos de chuva.
Este equipamento está incluindo no Plano Geral de Drenagem de Albufeira, que visa resolver o problema das cheias e cuja conclusão está prevista para 2021. A principal infraestrutura a construir diz respeito a um túnel, com cerca de 1,5 quilómetros, para desviar a água da ribeira de Albufeira para o mar. Já foram feitas as prospeções geológicas, seguindo-se a elaboração do projeto da obra. O custo total está estimado em cerca de 15 milhões de euros.