Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Obras provocam caos nos cuidados intensivos da pediatria do Hospital São João

Pais de crianças internadas chamam a polícia devido a ruído com a construção da ala pediátrica.
Manuel Jorge Bento e Tânia Laranjo 9 de Novembro de 2019 às 07:38
Obras da ala pediátrica do Hospital de S. João estão a provocar grandes distúrbios nos Cuidados Intensivos de Pediatria
Obras da ala pediátrica do Hospital de S. João estão a provocar grandes distúrbios nos Cuidados Intensivos de Pediatria FOTO: Direitos Reservados
O ruído causado pela construção da ala pediátrica do Hospital de S. João, no Porto, levou os pais de algumas crianças internadas na unidade de Cuidados Intensivos de Pediatria - contígua ao espaço de obra - a chamar a polícia àquela unidade de saúde e a apresentar reclamação por escrito.

Questionada pelo CM, a administração hospitalar indica que as intervenções "não colocam em causa a qualidade dos cuidados e a segurança dos utentes, familiares e profissionais", pedindo desculpas pelo eventual "desconforto".

Na reclamação apresentada à administração hospitalar, é indicado que, na quinta-feira, houve "atividade ruidosa com início às 07h30", o que desrespeita a lei geral do ruído. Referem ainda os utentes que o barulho pode agitar os doentes críticos internados nos Cuidados Intensivos e, "consequentemente, descontrolar a dor e provocar instabilidade", além de que impossibilita que os profissionais ouçam os alertas emitidos pelos dispositivos de monitorização dos doentes.

O Hospital de S. João esclarece que "estão a decorrer transferências de serviços clínicos, entre os quais a Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios de Pediatria, o Serviço de Imuno-hemoterapia e uma área do Serviço de Urgência Pediátrica, que estarão concluídas em breve".

No ponto de situação das obras da ala pediátrica, o hospital aponta que a conclusão das transferências deverão ocorrer "durante o mês de dezembro".O centro hospitalar indica ainda que "esta fase da empreitada implica movimentações de pessoal, materiais e equipamentos, bem como algumas intervenções de estrutura".
Cuidados Intensivos de Pediatria Hospital São João Hospital de S. João Porto saúde hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)