Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Obras e armadilhas na EN125 provocam acidentes diários

Condutores lesados criticam a falta de sinalização luminosa.
Rui Pando Gomes 23 de Fevereiro de 2016 às 23:30
Colisão entre dois carros em Almancil provocou dois feridos em zona sem iluminação e onde obras estão a decorrer
Colisão entre dois carros em Almancil provocou dois feridos em zona sem iluminação e onde obras estão a decorrer FOTO: DR
Filas e mais filas. Buracos e piso irregular. É este o cenário que centenas de condutores encontram diariamente na EN125, via que está a sofrer obras em vários locais do Algarve, todas a decorrer em simultâneo. Além de bloquearem a estrada mais movimentada da região, as intervenções estão a provocar acidentes e prejuízos avultados em viaturas.

Os incidentes, ao que o CM apurou, estão a acontecer diariamente. Num dos casos mais graves, duas pessoas ficaram feridas após uma colisão violenta na zona de Almancil, junto ao local onde está a ser feita a variante de São Lourenço. Outros dos casos graves ocorreu na zona de Vilamoura. Um sinal de obras tombado numa zona sem iluminação provocou prejuízos graves no motor de uma carrinha. Em Portimão, junto à ponte, o Destacamento de Trânsito da GNR tem, pelo menos, cinco ocorrências registadas. "Não se via nada e de repente senti um grande estrondo e logo depois o pneu a esvaziar", recordou ao CM Rui Santos, funcionário da Associação de Futebol do Algarve e um dos lesados.

A empresa Infraestruturas de Portugal contratualizou as obras à subconcessionária Rotas do Algarve Litoral, que por sua vez as entregou à Rodovias do Algarve Litoral. Questionada pelo CM, fonte da Infraestruturas de Portugal garantiu que os trabalhos implicam a "elaboração prévia de um plano de sinalização temporária" e assegurou que "a subconcessionária responde, nos termos da lei geral, por quaisquer prejuízos causados no exercício das atividades subconcessionadas".

Algarve obras armadinhas EN125 acidentes sinalização condutores lesados críticas
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)