Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Obras junto à praia estão a provocar preocupação

Autarquia está a substituir piso escorregadio.
Rui Pando Gomes 19 de Junho de 2016 às 10:18
Calçada das ruas de acesso à praia está a ser substituída, gerando constrangimentos a comerciantes e turistas
Calçada das ruas de acesso à praia está a ser substituída, gerando constrangimentos a comerciantes e turistas FOTO: Pedro Noel da Luz
As obras de requalificação das principais ruas de acesso à praia de Burgau, em Vila do Bispo, estão a gerar polémica, devido aos constrangimentos que estão a provocar a turistas e comerciantes locais.

As intervenções são da responsabilidade da Câmara de Vila do Bispo e, ao que o CM apurou, têm como principal objetivo substituir a calçada que existia nas ruas. Como este é o principal acesso ao areal, os constrangimentos são muitos devido ao aproximar dos meses de verão e o consequente aumento do número de turistas nesta zona balnear. "Tiveram os meses todos de inverno e primavera para fazer as obras, mas foram escolher os meses de verão, quando os turistas começam a chegar", lamentou ao CM um comerciante local, que pediu para não ser identificado. O sentimento de preocupação é geral entre proprietários de estabelecimentos comerciais, assim como entre as centenas de turistas que escolheram a vila piscatória para passar férias e descansar.

A vice-presidente da Câmara de Vila do Bispo, Rute Silva, explicou ao CM que as intervenções eram urgentes porque "o piso estava escorregadio e perigoso" e tinha de ser substituído. A autarca garantiu que as obras "vão estar terminadas na próxima sexta-feira". Pelo meio, ocorreu um contratempo devido a uma rutura de água, que atrasou as obras.

A renovação da frente de mar da vila de Burgau vai continuar depois dos meses de verão e inclui a reconstrução da antiga lota de Burgau, a criação de um espaço de lazer para a população e turistas e ainda a recuperação de uma zona de estacionamento.