Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Ocupação hoteleira no Algarve sobe no mês de fevereiro há oito anos

Preços mais favoráveis e fecho de algumas unidades explicam aumento da taxa média de ocupação.
João Mira Godinho 8 de Março de 2019 às 09:10
Algarve tem tido mais procura de turistas no inverno
Algarve tem tido mais procura de turistas no inverno FOTO: Luís Costa

A taxa média de ocupação da hotelaria algarvia, em fevereiro, situou-se nos 48,2%, segundo dados da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Um aumento de 1,6% em relação a 2018, que vem confirmar uma tendência de subida verificada desde 2011.

"A subida reflete, em parte, o elevado número de unidades que continuam a fechar durante o inverno", referiu ao CM Elidérico Viegas, presidente da AHETA. O responsável reconhece, no entanto, que houve "um aumento da procura", motivado em grande parte pelos preços mais em conta na época baixa, que se refletem, até, nas taxas aeroportuárias. Ainda assim, a nível de faturação, a AHETA registou um aumento 4,8%, em comparação com fevereiro de 2018.

O mercado holandês (+ 0,9 pontos percentuais) e espanhol (+0,4 pontos percentuais) foram os que mais contribuíram para a subida verificada. Já as maiores descidas verificaram- -se nos mercados alemão (-1,6 pontos percentuais) e britânico (-0,7 pontos percentuais). Nos últimos 12 meses, verifica-se uma descida média de 1% na taxa de ocupação por quarto.

Em relação às previsões para o verão deste ano, Elidérico Viegas adianta que há "uma retração nas reservas junto dos operadores turísticos, a nível internacional, que se reflete também no Algarve".

Ainda sem uma explicação para este fenómeno, que cria alguma incerteza em relação às previsões para a época alta entre os empresários da hotelaria algarvia, o presidente da AHETA acredita que as reservas vão aumentar quando se aproximarem os meses de verão.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)