Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Pai de Marques Mendes dá nome a rua em Fafe

Medalha de Ouro do Município atribuída, a título póstumo, a António Marques Mendes.
Secundino Cunha 5 de Abril de 2017 às 08:58
Descerramento da placa da rua António Marques Mendes foi um dos momentos da homenagem ao advogado e político
Descerramento da placa da rua António Marques Mendes foi um dos momentos da homenagem ao advogado e político FOTO: Manuel Vieira
António Marques Mendes, pai do antigo ministro e atual comentador político Luís Marques Mendes, foi homenageado a título póstumo pelo executivo municipal de Fafe e também pela cidade, sua terra natal, com a medalha de ouro e mérito e com a atribuição do seu nome a uma rua.

Depois de descerrada a placa na rua, onde António Marques Mendes teve escritório de advogado, seguiu-se uma cerimónia evocativa, que contou com a presença da família, mulher, filhos e netos, e dos presidentes da câmara e da assembleia municipal.

Laurentino Dias, o presidente da assembleia municipal, destacou António Marques Mendes como "o melhor advogado" que conheceu, acrescentando que se tratou de "um homem leal, respeitador, competente, trabalhador e um cidadão exemplar". Raul Cunha, presidente da Câmara Municipal de Fafe, realçou a justiça da homenagem e considerou "importante", para perpetuar a memória de um homem ímpar, a atribuição do seu nome a uma rua da cidade.

"É um dos fafenses maiores da nossa terra, que honrou e prestigiou Fafe e de que todos nós nos orgulhamos", acrescentou.

A sessão encerrou com Luís Marques Mendes que, em nome da família, lembrou o respeito e a simpatia de que o pai era merecedor, por parte de toda a sociedade, apesar da sua histórica ligação ao PSD.

António Marques Mendes ocupou os cargos de presidente da Câmara Municipal de Fafe, deputado à Assembleia da República pelo Círculo de Braga, nas I, III, IV, V e VI legislaturas, e deputado ao Parlamento Europeu (1987-1994).
António Marques Mendes advogado ministro Luís Marques Mendes PSD Fafe deputado Laurentino Dias Raul Cunha Fafe
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)