Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Passadiço em madeira com quatro quilómetros na Meia Praia em Lagos

Câmara tem projeto para a reabilitação e recuperação do cordão dunar da Meia Praia.
José Carlos Eusébio 10 de Setembro de 2019 às 09:17
Meia Praia em Lagos
Turismo em Portugal
Meia Praia em Lagos
Turismo em Portugal
Meia Praia em Lagos
Turismo em Portugal
ACâmara de Lagos pretende avançar com um projeto de reabilitação e recuperação do cordão dunar da Meia Praia, que contempla a construção de um passadiço em madeira, com cerca de quatro quilómetros de extensão, ao longo de toda a praia.

Esta intervenção representa um investimento de 1,5 milhões de euros, tendo sido apresentada pela autarquia uma candidatura a fundos comunitários, através do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

"É um passadiço sobrelevado e paralelo à linha de costa, desde o molhe de Lagos até à zona do campo de Golfe de Palmares", explica ao CM Hugo Pereira, presidente interino da câmara (a presidente eleita, Joaquina Matos, encontra-se com o mandato suspenso por integrar a lista do PS às eleições para a Assembleia da República).

O objetivo da construção do passadiço é melhorar as condições de mobilidade pedonal e evitar que os banhistas passem por cima das dunas, protegendo assim as mesmas.

Segundo adiantou Hugo Pereira, o projeto prevê também a criação de estruturas para "a retenção da areia e a remoção de chorões", uma espécie de planta suculenta que tem vindo a expandir-se na zona.

Como a praia se encontra sob a jurisdição da Agência Portuguesa do Ambiente, a câmara teve de celebrar um contrato interadministrativo com esta entidade, que dará também o apoio técnico.

Se a candidatura aos fundos comunitários for aprovada em breve, a autarquia pretende avançar com a obra no "início do próximo ano", segundo revela Hugo Pereira.
Meia Praia Lagos Hugo Pereira política autoridades locais ambiente conservação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)