Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Percursos ligam Tejo e Alviela à população

Iniciativa criou três percursos interpretativos dedicados a alertar para a conservação dos ecossistemas.
João Nuno Pepino 30 de Maio de 2018 às 08:19
Rio Tejo
Rio Tejo FOTO: Direitos Reservados
O‘TEJOAlive’, um projeto ambiental que está a ser lançado em Santarém, pretende levar centenas de caminhantes às margens dos rios Tejo e Alviela. A apresentação do terceiro percurso interpretativo juntou cerca de 250 participantes, que percorreram 12 quilómetros por trilhos de grande beleza natural.

A iniciativa visa dar a conhecer a paisagem ribeirinha e promover e proteger o ecossistema local. O projeto abrange toda a área ribeirinha do concelho, desde a típica aldeia avieira das Caneiras até Porto Pereiras, no limite com o concelho da Golegã, numa extensão superior a 30 quilómetros.

Ao longo dos percursos interpretativos, os visitantes encontram pontos de observação para descobrir várias espécies de peixes, aves aquáticas, insetos e plantas. "Conhecer o ecossistema é meio caminho andado para o saber proteger", explica Maria João Cardoso, engenheira do Ambiente na Câmara de Santarém.

"O Tejo faz de Santarém um território único em termos de recursos naturais, com valores ambientais a nível da flora e da fauna de uma grande diversidade ecológica, e que constituem um ativo estratégico para o desenvolvimento sustentável", disse, salientando que o projeto pretende também "criar memórias às gerações mais novas, que nunca tiveram a oportunidade de ver um Tejo saudável".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)