Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Polis inicia expropriação de casas na ilha do Farol

Um total de 35 das 230 habitações existentes no núcleo vai ser alvo de posse administrativa.
Tiago Griff 22 de Fevereiro de 2017 às 08:42
Moradores das ilhas-barreira têm contestado as demolições previstas no âmbito do programa Polis da Ria Formosa
Moradores das ilhas-barreira têm contestado as demolições previstas no âmbito do programa Polis da Ria Formosa
Moradores das ilhas-barreira têm contestado as demolições previstas no âmbito do programa Polis da Ria Formosa
A Polis Litora Ria Formosa começa hoje a tomar posse administrativa das 35 habitações que consideram ser ilegais no núcleo habitacional do Farol, com vista à futura demolição das casas. A associação de moradores alerta para que possam surgir "ânimos elevados", mas garante que foi feito um apelo para que os ilhéus se comportem com "civismo".

Das 230 habitações existentes no núcleo habitacional do Farol, 35 estão visadas para a posse administrativa, cujo ato está marcado para hoje, dia 22, e amanhã, 23. Técnicos da Polis vão deslocar-se à ilha para assinalarem as casas e serão acompanhados pelas autoridades, neste caso a Polícia Marítima, para garantir a sua segurança.

"É normal que em situações destas surjam alguns ânimos elevados, mas já fizemos o apelo para que as pessoas se comportem para não darem uma imagem negativa. Podemos demonstrar o descontentamento com civismo", disse ao CM Feliciano Júlio, presidente da associação da Ilha do Farol.

O responsável diz que existem "entre 8 e 11" habitações que estão a contestar as decisões da Polis por meios legais, nomeadamente através de providências cautelares que reclamam a posse por usucapião (direito de domínio por já usarem o imóvel há um longo período), cujos processos cíveis decorrem no Tribunal de Faro.

"Temos sensibilizado o maior número de pessoas a apresentarem providências cautelares, mas também sabemos que existem habitações que não reúnem condições", reconhece.

A seguir ao Farol, segue-se a posse administrativa das habitações dos Hangares, marcada para o dia 3 de março.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)