Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Ponte fechada por risco “iminente de colapso”

Continuava a ser utilizada por populares, sem barreiras.
João Mira Godinho 10 de Agosto de 2016 às 23:38
Ponte Velha também é conhecida como ‘Ponte Romana’, mas, na realidade, é datada do século XV
Ponte Velha também é conhecida como ‘Ponte Romana’, mas, na realidade, é datada do século XV FOTO: Miguel Veterano
A Ponte Velha de Silves foi provisoriamente fechada à circulação por risco "iminente de colapso", informou a Câmara de Silves.
Ontem, no entanto, ainda não existia qualquer barreira na estrutura, que continuava a ser utilizada por populares para atravessarem o rio Arade.

De acordo com a autarquia, a decisão surge depois de um "auto de vistoria datado de abril de 2016", de "um estudo de diagnóstico" feito em 2015 e de um relatório, já de 2008, do Laboratório Nacional de Engenharia. Perante o "processo avançado de degradação", a câmara decidiu a "interdição de circulação de pessoas e veículos, marítimos e terrestres, tanto no tabuleiro como na parte inferior da ponte". Medida "que se impõe como precaução e salvaguarda de eventuais acidentes".

Contudo, conforme o Correio da Manhã testemunhou no local, a ponte, que atualmente é quase exclusivamente utilizada para travessias a pé, continuava aberta, com as pessoas a ignorarem a interdição.

Também conhecida como ‘Ponte Romana’, a atual estrutura é, na realidade, datada do século XV, conforme refere o site da Direção-Geral do Património Cultural, onde também é referido que a ponte está "em vias de classificação", depois de ter sido homologada como de Interesse Municipal em 1978.

A autarquia adianta que vai lançar um concurso para a remodelação da rede de águas e saneamento, "que libertará a Ponte Velha das respetivas condutas", e diz que tem insistido junto da Direção Regional de Cultura do Algarve para "se garantir financiamento para a execução da empreitada de conservação e restauro".
Ver comentários