Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Ponte 25 de Abril vai estar aberta para visitas

Completam-se 50 anos da construção da estrutura.
Bernardo Esteves 6 de Agosto de 2016 às 03:47
A Ponte quando foi inaugurada, a 6 de agosto de 1966, recebeu o nome Ponte Salazar
A Ponte quando foi inaugurada, a 6 de agosto de 1966, recebeu o nome Ponte Salazar FOTO: Celestino Teixeira
Subir à Ponte 25 de Abril para apreciar a vista de Lisboa e conhecer todos os pormenores sobre a estrutura que completa hoje 50 anos vai passar em breve a ser uma realidade. O projeto vai ser lançado na terça-feira e inclui a construção de um elevador panorâmico a partir da base do pilar de Alcântara.

"É das poucas pontes com esta envergadura que não é visitada de forma regular. Queremos abrir a Ponte às pessoas", afirmou o vice-presidente das Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo. No pilar será construído um centro de interpretação com informação sobre a construção daquela que é a maior ponte rodoferroviária da Europa com vão suspenso, e a terceira maior do Mundo.

"Queremos explicar a forma como a Ponte foi construída, fazendo ainda uma homenagem aos trabalhadores que perderam a vida a construi-la", afirmou Serrano Gordo, frisando que os visitantes "vão ter a ilusão" de que veem a Ponte desde a sua fundação.

O projeto é uma parceria entre a Infraestruturas de Portugal, gestora da Ponte, e o Turismo de Lisboa, que vai assumir a construção e exploração do espaço. A construção da Ponte envolveu cerca de três mil trabalhadores. Foi financiada por crédito externo norte-americano, porque Salazar não quis aplicar verbas do Estado. A construção também foi adjudicada à empresa norte-americana Steel Export Company. "O design foi norte-americano, mas houve muita participação portuguesa, essencialmente a nível da mão de obra", explica Luís Rodrigues, autor do livro ‘A Ponte Inevitável’. As obras começaram a 5 de novembro de 1962 e duraram quase quatro anos. Ficou pronta seis meses antes do previsto.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)