Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

População contesta pecuária junto a casas em Pombal

Populações temem efeitos nefastos da exploração pecuária que está inativa há décadas.
José Durão 4 de Novembro de 2019 às 08:25
Pavilhões abandonados há quase 20 anos continuam instalados na estrada que liga a Moita do Boi à Mata Mourisca
Pavilhões abandonados há quase 20 anos continuam instalados na estrada que liga a Moita do Boi à Mata Mourisca FOTO: Pedro Brutt Pacheco
Os residentes dos locais da Mata Mourisca e da Moita do Boi, no concelho de Pombal, estão há semanas a enfrentar uma ameaça ambiental que julgavam extinta há quase vinte anos.

Na estrada que liga as duas povoações erguem-se seis pavilhões destinados à suinicultura, onde em duas décadas nunca foi criado um único animal, visto que o primeiro proprietário não conseguiu garantir licença para a exploração.
Nos últimos meses, as instalações foram adquiridas pela empresa Suinijanardo, da região de Leiria, que reiniciou o processo de licenciamento do espaço.

A localização dos pavilhões, à beira do rio Pranto, está a preocupar os moradores, há muito familiarizados com os danos ambientais causados pela suinicultura na Ribeira dos Milagres, no concelho vizinho de Leiria.

"A população tem receio que a exploração vá causar poluição nesta zona", disse ao CM Carlos Francisco, residente em Moita do Boi. "Há a ribeira ali em baixo e se houver descargas vai empestar as Castelhanas e o Louriçal", explicou o morador, que vive a três quilómetros das instalações.

"Vivemos numa área agrícola, florestal, despoluída e natural. Não queremos poluição que afaste as populações de cá", frisou José Manuel Graça, empresário e residente da Mata Mourisca. "Não há necessidade nenhuma de instalar a pecuária junto da população", frisou.

Para Gonçalo Ramos, presidente da União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, o projeto apresentado para a exploração não traz benesses à região. "Se causa impacto ambiental e não cria emprego, então interessa pouco", disse.

A empresa aguarda agora pelo licenciamento da exploração, cuja decisão está a cargo da Câmara Municipal de Pombal.
Pombal Mata Mourisca Moita do Boi Leiria ambiente população política autoridades locais questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)