Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Portimão testa sistema de alerta de tsunamis

Já foi instalado um conjunto de sirenes na praia da Rocha, mas sistema deverá ser alargado a todo o litoral do concelho.
José Carlos Eusébio 1 de Novembro de 2018 às 09:42
A carregar o vídeo ...
15 - Portimão testa sistema de alerta de tsunamis
O sistema de alerta de tsunamis de Portimão vai ser testado na próxima segunda-feira, no âmbito do exercício A Terra Treme. Para já, encontra-se instalado um conjunto de sirenes na fortaleza de Santa Catarina, na praia da Rocha, mas em breve deverão ser colocados mais equipamentos sonoros em três outros pontos do concelho, apurou o CM.

No País, só Cascais dispõe de um sistema de alerta semelhante.

Será pelas 11h05 de segunda-feira que as sirenes irão soar pela primeira vez. Richard Marques, comandante operacional municipal da Proteção Civil, explica que o sistema "está preparado não só para emitir o som de sirenes como também mensagens pré-gravadas, em português e inglês".

O teste permitirá determinar qual a área de alcance do alarme sonoro. Com base nos resultados do teste, será então possível determinar onde deverão ser colocadas mais sirenes - semelhante às usadas nas zonas de risco de inundação de barragens - de forma a abranger todo o litoral do concelho.

Além das sirenes, está prevista a instalação de "sinalética nas áreas suscetíveis de serem inundadas por uma onda de tsunami, com indicação dos locais seguros para onde as pessoas se devem dirigir", frisa Richard Marques.

O sistema de alerta resulta de "um protocolo com uma empresa privada, que cedeu o equipamento gratuitamente e que tem permitido testá-lo", realça o responsável municipal. O sistema é monitorizado 24 horas por dia, a partir da sala de operações e comunicações do Centro Municipal da Proteção Civil.

A ligação com as sirenes é feita por rádio e por GSM.
Ver comentários
C-Studio