Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Porto investe 27 milhões em reabilitação e bairros

Câmara prevê a requalificação de habitação social, consolidação das Fontainhas e da escarpa D. Pedro V.
Manuel Jorge Bento 25 de Novembro de 2017 às 09:40
Centro histórico é o alvo da autarquia para reabilitação de habitações de forma a inverter a tendência de desertificação
Centro histórico é o alvo da autarquia para reabilitação de habitações de forma a inverter a tendência de desertificação FOTO: Pedro Lourenço Ferreira
Reabilitar a baixa do Porto como estratégia para inverter a tendência demográfica da cidade e aumentar a competitividade é o objetivo da câmara municipal, que destina 26,8 milhões de euros para reabilitação e habitação social, no orçamento para o próximo ano. A autarquia pretende assumir "uma intervenção mais proativa no mercado da habitação", indicam os documentos previsionais de gestão para 2018, que vão ser votados na reunião de câmara, na terça-feira.

Habitação e urbanismo levam uma das maiores fatias do orçamento municipal - cujo valor global ascende a 257,4 milhões de euros. Nesta rubrica, estão "o direito de preferência sobre prédios no centro histórico, a continuação das obras de consolidação das Fontainhas e de requalificação da escarpa de D. Pedro V", lê-se no documento.

A Câmara do Porto prevê ainda a transferência de um milhão de euros para a sociedade de reabilitação urbana Porto Vivo, bem como a inscrição de 3,4 milhões de euros para a permuta de terrenos. Quanto ao programa do parque habitacional social, a autarquia prevê gastar 18,4 milhões de euros, "destinados, na quase totalidade, à grande reabilitação".

O município espera arrecadar seis milhões de euros com a taxa turística, que vai ser aplicada pela primeira vez e que "será muito relevante na capacidade de investir em medidas mitigadoras da pegada turística.

O bolo de 257 milhões de euros inclui uma fatia de 24 milhões para a coesão e ação social, e 22 milhões e meio para mobilidade, incluindo a obra do terminal de Campanhã, infraestruturas na rotunda da Boavista e avenida Fernão de Magalhães, e empreitadas em várias ruas.
Porto invicta reabilitação bairros câmara habitação social Fontainhas D. Pedro V
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)