Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Portuenses unidos por estátua às carquejeiras

Mulheres subiam a rua com 50 quilos de carqueja às costas para aquecerem as casas.
Ana Isabel Fonseca 24 de Janeiro de 2018 às 09:14
Subida da rampa das Carquejeiras
Subida da rampa das Carquejeiras
Subida da rampa das Carquejeiras
Subida da rampa das Carquejeiras
Subida da rampa das Carquejeiras
Subida da rampa das Carquejeiras
Um grupo de pessoas criou uma associação em homenagem às carquejeiras do Porto. O objetivo principal, neste momento, passa por reunir fundos para erguer uma estátua em honra daquelas mulheres que, entre o fim do século XIX e o início do século XX, transportavam às costas cerca de 50 quilos de carqueja por uma íngreme rampa de 220 metros e com 21 graus de declive.

A carqueja era usada para aquecer as casas burguesas ou os fornos onde o pão era cozinhado. A Associação Homenagem às Carquejeiras do Porto necessita ainda de 30 mil euros.

"O nosso objetivo é erguer um monumento, no cimo da rampa das Carquejeiras [da marginal às Fontainhas], dando a conhecer a sua penosa e ingrata vida, fazê-las voltar ao cenário, com carinho e respeito. Passado um século, queremos contar e dar a conhecer a sua sofrida e heroica história", explicou Arminda Santos, presidente da associação, dando conta de que estas mulheres garantiam o ganha-pão às suas famílias, na altura.

A associação tem realizado já várias iniciativas para tentar angariar fundos, tendo contado com vários apoios, nomeadamente da Junta de Freguesia do Bonfim, de Manuel Pizarro (PS) e do historiador Joel Cleto, entre outros.

"Estamos a trabalhar para que, no mês de março, seja inaugurada uma exposição de artes plásticas na galeria da Fundação Manuel António da Mota, com o objetivo de, através da arte, conseguirmos angariar mais fundos", adiantou Arminda Santos.

A sede da associação, que fica na alameda Eça de Queirós, no Porto, conta já com um espólio que dá a conhecer a história das carquejeiras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)