Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Posto da GNR reabre como Casa da Música

Primeira fase da obra no edifício já terminou e vai permitir albergar Banda de Música de Riba de Ave.
Liliana Rodrigues 21 de Maio de 2017 às 09:47
Primeira fase da empreitada já está pronta e a obra deve estar terminada até meados do mês de junho
Primeira fase da empreitada já está pronta e a obra deve estar terminada até meados do mês de junho FOTO: Direitos Reservados
A Casa da Música de Riba de Ave, em Famalicão, está quase pronta para ser inaugurada. As obras de ampliação e reabilitação do antigo posto da GNR da vila já estão concluídas e, para breve, está previsto o início dos trabalhos de insonorização da sala de ensaio e os arranjos exteriores. A empreitada deve estar totalmente concluída até meados de junho deste ano.

A segunda fase da obra vai ter um apoio municipal de 65 mil euros, que foi aprovado na última reunião do executivo municipal famalicense. A autarquia já atribuiu outros apoios para esta obra no valor de 108 mil euros, o que perfaz um total de 173 mil euros.

O antigo posto da GNR é um edifício que pertence à Fundação Narciso Ferreira e que foi cedido a título gratuito à Associação Cultural Banda de Música de Riba de Ave - que se vai instalar na futura Casa da Música, através de um contrato de comodato que já foi assinado.

A banda, que foi fundada em 1816, está nesta altura a funcionar nos fundos da Biblioteca de Riba de Ave, num espaço sem condições para os projetos que ambiciona desenvolver. "O novo edifício dá-nos maior sustentabilidade para o futuro da banda, concretizando uma verdadeira escola de música, valorizando o nosso projeto e criando uma maior proximidade com as pessoas", considera Artur Duarte, presidente da Banda de Música de Riba de Ave.

O renovado edifício vai ter duas salas de ensaio, cinco salas de instrumentos e uma sala polivalente, que está a ser criada na praceta interior do edifício. O exterior também será remodelado com áreas pavimentadas e árvores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)