Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Povo curioso para ver novos vizinhos yazidis

Curiosidade fez com que dezenas de moradores fossem conhecer os novos vizinhos.
Secundino Cunha 8 de Março de 2017 às 08:46
Yazidis chegaram cansados a Guimarães, mas agradeceram a boa receção proporcionada pela Câmara Municipal
Yazidis chegaram cansados a Guimarães, mas agradeceram a boa receção proporcionada pela Câmara Municipal FOTO: Direitos Reservados
O dia começou estranhamente calmo na rua das Trinas, no centro da cidade de Guimarães, cuja casa de recolhimento, pertencente à Santa Casa da Misericórdia local, abriga desde segunda-feira uma família de yazidis.

Das janelas das casas vizinhas espreitava-se mais do que nos outros dias, já que todos estavam curiosos e queriam ver os novos vizinhos. "Dentro de dias isto torna-se normal, mas hoje temos alguma curiosidade", disse ao CM Joaquim Vilar, morador nas proximidades.

Após uma chegada cheia de holofotes, tanto ao aeroporto de Lisboa como à cidade de Guimarães, as 24 pessoas que passaram a ter como local de residência a Cidade Berço e as freguesias de Atães, S. Torcato, Brito e Tabuadelo, pediram alguma discrição e recato.

"É normal que se cansem de estar sempre a ser filmados e fotografados. Até eu me cansava", afirmou Maria do Rosário, acrescentando que a população local deve "evitar que eles se sintam como se estivessem no jardim zoológico a ser admirados pelos visitantes".

Na segunda-feira à noite, e apesar do cansaço, os 24 yazidis participaram numa refeição oferecida pela Câmara de Guimarães. A noite foi descansada e a manhã calma. Saman Ali, o porta-voz do grupo, não resistiu e escreveu numa folha "I Love Portugal". Diz quem com ele falou que o que mais estranharam foi o sossego e a liberdade.

O objetivo das 18 instituições que compõem o ‘Guimarães Acolhe’ passa por uma boa integração destas pessoas, evitando que sigam o exemplo de outros que, passados alguns dias, foram ter com familiares a outros países.
refugiados daesh portugal yazidis curiosidade Guimarães
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)