Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Povo de Abrantes unido em vigília contra decisão de bispo de Portalegre e Castelo Branco

D. Antonino Dias transferiu o pároco de Abrantes para Portalegre, após condenação por burla e falsificação.
Isabel Jordão 21 de Outubro de 2019 às 08:40
Vigília de apoio ao padre condenado por burla decorreu ao mesmo tempo que a missa de apresentação do novo padre
Vigília de apoio ao padre condenado por burla decorreu ao mesmo tempo que a missa de apresentação do novo padre FOTO: Pedro Brutt Pacheco
O bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, foi este domingo acusado de "prepotência" e de tomar decisões "acima da lei" por ter afastado das paróquias de São João e de São Vicente, em Abrantes, o cónego José da Graça, que foi condenado por burla e falsificação de documentos pelo Tribunal de Santarém. A acusação ao bispo é de um grupo numeroso de paroquianos, que se uniu numa vigília no adro da igreja onde estava a ser apresentado o novo sacerdote.

"O senhor bispo está numa perseguição brutal ao senhor cónego José da Graça", disse Domingos Chambel, porta-voz do Movimento Social de Apoio e Reconhecimento ao Cónego José da Graça (MOSAR-CJG), frisando que Antonino Dias "tem uma interpretação de quero, posso e mando, de prepotência", ao tomar decisões "acima da lei, em vez de seguir o supremo interesse da população".

A vigília de apoio ao cónego José da Graça decorreu no adro da igreja de São Vicente ao final da tarde de ontem, ao mesmo tempo que decorria a missa de apresentação do novo sacerdote, que foi nomeado administrador paroquial pelo bispo de Portalegre-Castelo Branco. O padre António Martins Castanheira não pode assumir o cargo de pároco enquanto se mantém o diferendo, mas desempenha todas as funções.

O cónego José da Graça não aceitou a sua transferência para a Sé de Portalegre e recorreu para Roma da decisão do bispo.

D. Antonino Dias quis afastar o cónego das duas paróquias, na sequência da condenação a cinco anos de prisão, pena suspensa, por ter lesado o Estado em 200 mil euros, através de um centro paroquial que dirigia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)