Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Praia dos Salgados com água escura e suja

Banhistas foram apanhados de surpresa e lamentam o mau cheiro e a cor da água.
Ana Palma 12 de Julho de 2019 às 08:45
Lagoa dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Lagoa dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Lagoa dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Praia dos Salgados
Quando, esta quinta-feira de manhã, os banhistas da Praia dos Salgados chegaram ao areal, depararam-se com a água do mar castanha e com mau cheiro.

Foi o resultado da abertura da lagoa dos Salgados ao mar, por necessidades de oxigenação da água da zona húmida e também porque o nível estava muito alto, segundo o CM apurou. Apesar do aspeto da água, estava içada a bandeira verde, que garantia a segurança para se tomar banho no mar.



"Espero que a ação tenha bons resultados, pois o mau cheiro e a água suja são desagradáveis", disse ao CM Eugénia Nogueira, de 34 anos, uma das banhistas incomodada com a situação.

Bruno Gonçalves, de 35, confessou que, com aquelas condições, preferia "procurar outro local para ir à praia". Mas também havia quem não visse problemas na situação e até aproveitasse para saltar sobre o canal aberto, para a água da lagoa chegar ao mar.

As máquinas avançaram sobre o areal ao fim da tarde de quarta-feira, dando cumprimento a uma indicação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Portimão, Santos Arrabaça, que foi informado da ação, a APA terá feito análises à água da lagoa, para garantir que não estava poluída, antes de avançar para a abertura do canal.

Trata-se de um procedimento recorrente, embora mais frequente no inverno, para evitar desconfortos aos banhistas. Nos próximos dias a barreira de areia voltará a ser criada pelas máquinas e a lagoa voltará a estar isolada do mar.

A zona húmida é o habitat natural de diversas espécies de aves e também tartarugas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)