Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Primeiro poço para exploração de gás arranca em outubro

Responsável garante que não vai haver plataformas no mar.
João Mira Godinho 18 de Abril de 2016 às 14:29
Protestos têm sido realizados contra a exploração de hidrocarbonetos
Protestos têm sido realizados contra a exploração de hidrocarbonetos FOTO: DR
O primeiro poço para exploração de gás no Algarve deve começar a ser perfurado em outubro. Esta foi, pelo menos, a intenção avançada, ontem, por António Costa Silva, presidente da Partex, que garantiu que "está tudo pronto para avançar".

Numa extensa entrevista à Antena 1, o responsável adiantou que o poço vai ser feito 40 a 50 km ao largo de Faro. Para já, os trabalhos serão apenas para avaliar as potencialidades de exploração comercial do local, com um barco a fazer a perfuração, "durante 30 a 40 dias".

Caso se confirme a existência de reservas de gás que justifiquem a extração, "não vai haver nenhuma plataforma, no meio do mar, à frente das praias", assegurou António Costa Silva. "Será como no golfo de Cádis, no fundo do mar é colocado um coletor e as linhas de escoamento do fluido para terra", explicou.

Referindo que é "um defensor das questões ambientais", o presidente da Partex referiu ainda que, desde que o contrato foi assinado, em 2011, foram já realizadas "as campanhas sísmicas que tinham de ser feitas e um estudo ambiental muito detalhado" que entregou às autoridades nacionais.

O consórcio Repsol/Partex é detentor da concessão para exploração de hidrocarbonetos (petróleo e gás) em quatro zonas ao largo de toda a costa sul. Existem ainda duas áreas também no mar, na costa oeste do Algarve, que foram concessionadas ao consórcio ENI/Galp. E duas outras áreas, em terra, concessionadas à PortFuel (do empresário e ex-presidente do Sporting Sousa Cintra) – uma em Aljezur, outra em Tavira. Na costa alentejana, há uma zona concessionada à ENI/Galp.

A intenção de exploração de gás e petróleo no Algarve tem sido alvo de forte contestação, tanto de populares como de entidades oficiais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)