Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Quatro milhões de euros para obras em escolas

Câmara de Barcelos vai receber apoio orçamental do Portugal 2020 para construir e recuperar infraestruturas.
Bárbara Fantone e Sérgio Pereira Cardoso 22 de Setembro de 2016 às 08:35
Obras decorrem em várias escolas do concelho
Obras decorrem em várias escolas do concelho FOTO: Fátima Vilaça
O ano letivo 2016/2017 já se encontra a decorrer e o presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, anunciou que a autarquia vai avançar com um investimento de cerca de quatro milhões de euros em construções e recuperações de infraestruturas escolares.

O edil fez-se acompanhar, na semana passada, pela vereadora com o pelouro da Educação, Armandina Saleiro, numa visita ao Jardim de Infância de Fragoso, onde ambos marcaram o arranque do novo ano. Costa Gomes garantiu que esse mesmo investimento "é uma das apostas claras do Executivo, sendo uma área estruturante e transversal a todos os níveis".

O objetivo é conseguir, com o apoio do programa de fundos comunitários Portugal 2020, reformar todas as instituições de ensino do concelho. A candidatura já foi submetida, aprovada e aceite, resta agora, de acordo com a autarquia, esperar pela cerimónia formal.

Grande parte do orçamento das empreitadas destina-se à construção do pavilhão desportivo e escolar com sala polivalente no Agrupamento Vertical da Escola Básica (EB) 1, 2 e 3 de Fragoso. Outra parte do dinheiro vai ainda ser dividida entre o Centro Escolar da Várzea, que deverá ter três blocos, a recuperação e ampliação da Escola EB1/Jardim de Infância (JI) do Bárrio, em Roriz, e também do Edifício Escolar em Macieira de Rates. Deverá igualmente abranger a correção acústica na cantina da EB1/JI de Alvelos.

A mais recente aposta orçamental da Câmara de Barcelos nesta área foi para o Projeto Comunidade Educativa Digital, que pretende auxiliar a educação, do ensino pré-escolar até ao ensino secundário, através do recurso a meios digitais. Este projeto, ainda segundo o Município, teve um custo aproximado de 265 mil euros.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)