Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Reabilitação da ETAR de Lagos custa 9 milhões de euros

Estação vai dispor de uma nova linha de tratamento e de um sistema para evitar maus cheiros. ETAR foi construída há 25 anos e tem infraestruturas degradadas.
José Carlos Eusébio 3 de Fevereiro de 2020 às 09:53
Reabilitação da ETAR de Lagos custa 9 milhões
Reabilitação da ETAR de Lagos custa 9 milhões FOTO: Direitos reservados
A reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lagos vai custar 9 milhões de euros, devendo a obra arrancar no segundo semestre do corrente ano. Esta ETAR entrou em funcionamento há 25 anos e carece de obras de fundo.

Segundo consta do plano de atividades para este ano da Águas do Algarve - empresa responsável pelo sistema de tratamento multimunicipal da região -, a referida ETAR apresenta "diversos problemas de conceção e possui diversas infraestruturas inadequadas, obsoletas e degradadas, sendo necessária uma intervenção para garantir o normativo de descarga previsto".

Estas obras de reabilitação contemplam, além da substituição de diversos equipamentos antigos e que já se encontram obsoletos, a construção de uma nova linha de tratamento e a implementação de um sistema de desodorização.

A calendarização prevista no plano de atividades e orçamento da empresa Águas do Algarve aponta para o começo dos trabalhos em setembro do corrente ano, devendo os mesmos ser concluídos em janeiro de 2023.

A ETAR entrou em funcionamento em 1995 e foi ampliada em 2001, ficando com capacidade para servir 138 mil habitantes. Mas o "dimensionamento não foi adequado às condições reais do afluente", apresentando "deficiências", segundo a Águas do Algarve.

O efluente tratado na estação é encaminhado para a ribeira de Bensafrim, um curso de água que vai desembocar no mar junto à cidade de Lagos. O sistema intercetor associado à ETAR tem 37 quilómetros e é constituído por um conjunto de 22 estações elevatórias.
autoridades locais política ambiente Estação Tratamento de Águas Residuais Lagos ETAR Algarve
Ver comentários