Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Reforço da segurança na linha férrea em Lagos

Cinco travessias pedonais vão ser automatizadas, num investimento de 700 mil euros.
José Carlos Eusébio 30 de Agosto de 2019 às 08:30
Passagens de nível pedonais vão passar a ser automatizadas para garantir a segurança dos banhistas
Passagens de nível pedonais vão passar a ser automatizadas para garantir a segurança dos banhistas FOTO: Pedro Noel da Luz
A Câmara de Lagos e a Infraestruturas de Portugal (IP) vão investir cerca de 700 mil euros na automatização de cinco passagens de nível pedonais na Meia Praia, apurou o CM. A medida permitirá aumentar a segurança dos milhares de banhistas que procuram aquela zona balnear.

A minuta do protocolo a celebrar entre as duas entidades já foi aprovada em reunião de câmara. Está previsto que a autarquia assuma os encargos da automatização de três travessias e a IP das restantes duas. O investimento em cada passagem de nível atinge os 140 mil euros (mais IVA).

No passado, chegou a ser equacionada a construção de travessias aéreas sobre o caminho de ferro, mas a autarquia manifestou oposição, nomeadamente devido ao impacto visual dessa solução. Também foi colocada a hipótese de execução de passagens subterrâneas, mas a mesma implicava dificuldades devido ao nível do mar.

Por isso, acabou por ser tomada a decisão de avançar com a automatização das passagens de nível pedonais, que permitem a circulação de pessoas entre as zonas de estacionamento de viaturas, no lado norte da linha férrea, e a praia, situada a sul. Atualmente, existem apenas placas alertar para o perigo nas referidas travessias.

"O objetivo da automatização das passagens de nível é reduzir o risco de acidentes e aumentar a segurança dos banhistas", salienta ao CM Hugo Pereira, presidente da câmara. O autarca diz que será a IP a elaborar o projeto, esperando que a obra possa vir a ser concretizada no "próximo ano".

Além destas cinco travessias pedonais, existe ainda na Meia Praia uma passagem de nível rodoviária que dá acesso a um bairro, mas a mesma já se encontra automatizada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)