Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Reforço de médicos trava desvio de doentes em Albufeira e Loulé

Técnicos do INEM e bombeiros tinham ordens para levar doentes para o hospital de Faro.
Rui Pando Gomes e Pedro F. Guerreiro 5 de Janeiro de 2018 às 08:43
Serviço de Urgência Básica
Urgências do Hospital de Faro
Serviço de Urgência Básica
Urgências do Hospital de Faro
Serviço de Urgência Básica
Urgências do Hospital de Faro
Alguns doentes transportados por ambulâncias do INEM e dos bombeiros para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Albufeira foram desviados para o hospital de Faro devido à falta de médicos nesta unidade de saúde.

A medida extraordinária, ao que o CM apurou, foi implementada esta quinta-feira, entre as 08h00 e as 20h00, por existir apenas um médico de serviço em permanência nesta unidade de saúde. O INEM e o Centro Distrital de Operações de Socorro foram informados para os constrangimentos pelo Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), que deu indicações para que os doentes fossem enviados para a unidade de Faro. A medida tinha efeitos para hoje, entre as 8h00 e as 8h00, amanhã, entre as 8h00 e as 20h00, e domingo, entre as 8h00 e as 8h00. Também os doentes transportados para o SUB de Loulé, domingo, entre as 8h00 e as 20h00, tinham ordem para seguir para Faro.

No entanto, a meio da tarde do dia de ontem, após questionada a administração do CHUA, o problema foi resolvido depois de as "equipas médicas terem sido reforçadas nas duas unidades de saúde", garantiu ao CM fonte hospitalar.

Além dos congestionamentos provocados a nível da assistência aos doentes, a carência de profissionais nos SUB estava a criar sérios problemas a nível da prestação de socorro pré-hospitalar, uma vez que os meios do INEM e das corporações de bombeiros estavam a ser obrigados a fazer mais quilómetros para deixar os doentes nas unidades de saúde, ficando mais tempo ocupados nos serviços de emergência médica.
Médicos Medicina Hospitais INEM Loulé Albufeira Faro
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)