Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Remodelação da ETAR de Lagos custa sete milhões de euros

Estação funciona desde 1994 e vai ser alvo de obras de fundo.
José Carlos Eusébio 13 de Julho de 2019 às 09:47
ETAR de Lagos entrou em funcionamento há 25 anos, tendo sido projetada para servir um máximo de 138 mil pessoas
ETAR de Lagos entrou em funcionamento há 25 anos, tendo sido projetada para servir um máximo de 138 mil pessoas FOTO: Direitos Reservados
A reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Lagos vai custar cerca de 7,4 milhões de euros. Esta ETAR entrou em funcionamento há 25 anos e precisa de uma intervenção de fundo de modernização.

Segundo consta do plano de atividades, para este ano, da Águas do Algarve - empresa responsável pelo sistema de tratamento multimunicipal da região -, a ETAR "padece de diversos problemas de conceção e possui infraestruturas inadequadas, obsoletas e degradadas, sendo necessária uma intervenção para garantir o normativo de descarga previsto".

Esta estação de tratamento de esgotos, destinada a servir uma população máxima de 138 mil pessoas, entrou em funcionamento em 1994, tendo sido alvo de algumas obras de remodelação há cerca de 19 anos.

O sistema intercetor associado à ETAR tem cerca de 37 quilómetros e é constituído por um conjunto de 22 estações elevatórias.

O efluente tratado na estação é depois descarregado na ribeira de Bensafrim, curso de água que vai desembocar no mar junto à cidade.

A Águas do Algarve publicou esta sexta-feira em Diário da República o concurso público da reabilitação da ETAR de Lagos, incluindo a elaboração do projeto de execução. O arranque da obra deverá acontecer só no próximo ano.

Está previsto um prazo de execução de 870 dias, a contar da data de adjudicação, segundo consta do concurso.

Será realizada uma intervenção de fundo, que contempla, além da substituição de equipamentos antigos e que já se encontram ultrapassados, a instalação de uma nova linha de tratamento na ETAR.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)