Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Requalificam Areinho com obras de 1,4 milhões

Intervenção em Avintes irá começar dentro dos próximos dias e estará pronta a tempo do verão.
Ana Isabel Fonseca 16 de Abril de 2017 às 09:20
Obras de requalificação na praia do Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, deverão começar nos próximos dias
Obras de requalificação na praia do Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, deverão começar nos próximos dias FOTO: Nuno Fernandes Veiga
A zona do Areinho de Avintes, em Vila Nova de Gaia, deverá começar a ser alvo de obras dentro dos próximos dias. A requalificação daquela área deverá estar pronta na altura do verão e insere-se na 2ª fase do projeto ‘Encostas do Douro’, que visa melhorar cerca de 16 quilómetros da orla ribeirinha. A intervenção está avaliada em cerca de 1,4 milhões de euros.

"Grande parte das questões infraestruturais deve estar resolvida a tempo de época balnear. Haverá alguns impactos porque é uma obra que visa retirar elementos que estão mal e construir novos como ciclovias, estacionamento novo e passeios", disse Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, que está a desenvolver o projeto.

O autarca disse ainda que "tem a melhor das expectativas" para que sejam repostos os areais, ação que será levada a cabo pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

No âmbito do projeto ‘Encostas do Douro’, foi já requalificado o Areinho de Oliveira do Douro, cuja intervenção teve um custo de 1,6 milhões de euros. Existe ainda uma outra obra, a da escarpa até à Serra do Pilar, cujo arranque está suspenso devido a uma impugnação do concurso. Estão igualmente previstas intervenções nos trilhos entre Arnelas e Crestuma e ainda na zona da bacia de Lever, obras que estão avaliadas num total de 3 milhões.

"São projetos que admitimos que possam avançar no próximo mandato, que é quando de facto o quadro comunitário começar a ter impacto", explicou ainda o autarca.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)