Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Sem-abrigo salvo da rua é contratado pela junta de Armação de Pera

Valentins Hvoinikovs, de 43 anos, tinha problemas de alcoolismo e viveu 7 meses na rua.
José Carlos Eusébio 21 de Abril de 2018 às 09:14
Valentins Hvoinikovs foi contratado no início deste mês, depois de iniciar um tratamento ao alcoolismo em dezembro
Valentins Hvoinikovs foi contratado no início deste mês, depois de iniciar um tratamento ao alcoolismo em dezembro FOTO: Pedro Noel da Luz
Entregue ao álcool, Valentins Hvoinikovs, de 43 anos, natural da Letónia e residente em Portugal há 14 anos, tornou-se sem-abrigo em Armação de Pera. Mas o envolvimento de várias instituições e particulares permitiu resgatá-lo da rua. Este mês, foi contratado como jardineiro pela junta local.

"Separei-me da minha mulher, comecei a beber e perdi o interesse na vida", conta ao CM Valentins, adiantando que viveu "sete meses na rua". No final do ano passado, passou a pernoitar num banco em frente ao mercado, no centro da vila.

Foi aí que Ricardo Pinto, presidente da junta, o encontrou. "Ele estava completamente alcoolizado, muitas vezes nem conseguíamos falar com ele. Dizia que tinha de continuar a beber como se de ar para os pulmões se tratasse", conta o autarca, que desenvolveu "contactos com várias entidades" para encontrar uma solução.

Em dezembro de 2017, Valentins foi alojado em instalações provisórias e encaminhado para tratamento ao alcoolismo. "Só foi possível ajudá-lo porque ele quis ser ajudado e fez por merecer", frisa Ricardo Pinto.

A junta ajudou o imigrante a ter acesso ao rendimento social de inserção e, desde o dia 9 deste mês, contratou-o como jardineiro (esta era a profissão de Valentins, que chegou a ter uma empresa), no âmbito de um contrato de emprego-inserção válido por 12 meses.

A autarquia tem ainda a decorrer um concurso para admitir quatro funcionários de jardinagem, sendo Valentins um dos candidatos.

"Voltei a ter interesse na vida e só posso agradecer muito a quem me ajudou", salienta o antigo sem-abrigo.
Portugal Valentins Hvoinikovs Letónia Letónia jardineiro Armação de Pera política
Ver comentários