Sintra cria aplicação de denúncia de problemas

Munícipes têm acesso, em tempo real, ao estado do processo e ao tempo médio de resolução.
Por Francisca Genésio e Edgar Nascimento|25.10.16
Sintra cria aplicação de denúncia de problemas
Algueirão-Mem Martins é a área de Sintra com mais ocorrências Foto Vítor Mota
A Câmara Municipal de Sintra criou uma aplicação para dispositivos móveis, que permite aos munícipes reportar problemas que encontrem no espaço público. Ao CM, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirma que a autarquia quer "chamar os munícipes à responsabilidade". Para reportar problemas, o munícipe tem de descarregar a aplicação, fazer o registo, escolher a categoria e subcategoria a que pertence a ocorrência, fazer uma descrição do sucedido e anexar uma fotografia.

Submetida a denúncia, o utilizador tem acesso, em tempo real, ao estado do processo: desde o início até à concretização, com o tempo médio de resolução, que depende da complexidade do caso. A denúncia é recebida pela câmara municipal, que providencia a avaliação e solução do problema. Após estar solucionado, o usuário recebe um email a anunciar a resolução e uma notificação no programa. A aplicação é gratuita e está disponível para IOS e Android.

O projeto ‘Sintra Resolve’ foi lançado a 14 de outubro e custou 150 mil euros à autarquia, um "pequeno investimento para os benefícios que traz", refere Basílio Horta. No total, já foram reportadas 263 situações: 47% já estão resolvidas e 40% estão em curso.

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