Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Sintra cria aplicação de denúncia de problemas

Munícipes têm acesso, em tempo real, ao estado do processo e ao tempo médio de resolução.
Francisca Genésio e Edgar Nascimento 25 de Outubro de 2016 às 11:38
Algueirão-Mem Martins é a área de Sintra com mais ocorrências
Algueirão-Mem Martins é a área de Sintra com mais ocorrências FOTO: Vítor Mota
A Câmara Municipal de Sintra criou uma aplicação para dispositivos móveis, que permite aos munícipes reportar problemas que encontrem no espaço público. Ao CM, o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, afirma que a autarquia quer "chamar os munícipes à responsabilidade". Para reportar problemas, o munícipe tem de descarregar a aplicação, fazer o registo, escolher a categoria e subcategoria a que pertence a ocorrência, fazer uma descrição do sucedido e anexar uma fotografia.

Submetida a denúncia, o utilizador tem acesso, em tempo real, ao estado do processo: desde o início até à concretização, com o tempo médio de resolução, que depende da complexidade do caso. A denúncia é recebida pela câmara municipal, que providencia a avaliação e solução do problema. Após estar solucionado, o usuário recebe um email a anunciar a resolução e uma notificação no programa. A aplicação é gratuita e está disponível para IOS e Android.

O projeto ‘Sintra Resolve’ foi lançado a 14 de outubro e custou 150 mil euros à autarquia, um "pequeno investimento para os benefícios que traz", refere Basílio Horta. No total, já foram reportadas 263 situações: 47% já estão resolvidas e 40% estão em curso.

A área que apresenta mais ocorrências é a de Algueirão- -Mem Martins, com 25 por cento do total. Já a categoria com mais denúncias é a "Conservação e Reparação de Arruamentos", com a subcategoria "Reparação de buraco no pavimento pedonal", com um total de 53 denúncias.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)