Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Transportes nas mãos de um único fornecedor de bilhetes

Projeto-piloto vai testar pagamentos e substituição de títulos de transporte através do telemóvel.
Raquel Oliveira 3 de Outubro de 2016 às 08:27
Transportes nas mãos de um único fornecedor de bilhetes
A falha na entrega de bilhetes ‘Lisboa Viva’ e ‘Viva Viagem’, que gerou problemas nos transportes em Lisboa, não podia ter sido contornada. Os transportes da Área Metropolitana de Lisboa têm apenas um fornecedor exclusivo de bilhetes, uma fragilidade já detetada pelo Metro de Lisboa que está a trabalhar em novas opções de pagamento e compra de títulos.

A administração do Metro de Lisboa foi "surpreendida" no final do verão pela informação de que não poderia contar com os bilhetes encomendados, confessou ontem ao CM o presidente da Transportes de Lisboa. O fornecimento de setembro, as entregas são trimestrais, estava comprometido, segundo a Otlis, empresa que gere o sistema de bilhética da capital.

"Fizemos as diligências necessárias para mitigar o problema, não deixando esgotar qualquer tipo de bilhetes, quer avulso quer nas máquinas", explicou Tiago Farias. Mas as queixas começaram a multiplicar-se à medida que cada vez mais clientes se deparavam com máquinas fora de serviço, nomeadamente as localizadas nas estações do metro. Foi sobretudo nos rolos de bilhetes, que são especiais, que se registaram as falhas.

O responsável pelas empresas públicas da capital reconhece que não é "razoável" ter um único fornecedor de bilhética na Área Metropolitana de Lisboa. Como um dos maiores consumidores de títulos, o Metro de Lisboa já tinha detetado a fragilidade e encomendado soluções tecnológicas alternativas, com recurso ao telemóvel.

De acordo com Tiago Farias, em novembro deverá entrar em fase experimental uma solução que permite o pagamento de títulos com o telemóvel bem como a sua utilização como bilhete de transporte. Ou seja, sem que seja necessário papel.
Lisboa Área Metropolitana de Lisboa metro Tiago Farias bilhetes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)