Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Três candidatos estão na luta pela presidência de Aljezur

José Amarelinho (PS) procura terceiro mandato após condenação por prevaricação.
Rui Pando Gomes e José Carlos Eusébio 10 de Setembro de 2017 às 09:03
Concelho de Aljezur vai ter três candidatos
José Amarelinho
Hélder Cabrita
Rogério Furtado
Aljezur
Concelho de Aljezur vai ter três candidatos
José Amarelinho
Hélder Cabrita
Rogério Furtado
Aljezur
Concelho de Aljezur vai ter três candidatos
José Amarelinho
Hélder Cabrita
Rogério Furtado
Aljezur
Três candidatos estão na corrida à presidência da Câmara de Aljezur. José Amarelinho (PS) recandidata-se a um terceiro mandato, e vai ter pela frente Hélder Cabrita (PSD) e Rogério Furtado (CDU).

O atual presidente José Amarelinho quer continuar o trabalho desenvolvido nos últimos mandatos.

Formado em Sociologia, Amarelinho, de 46 anos, foi vice-presidente da autarquia entre 2002 e 2009, ano em que ganhou as eleições naquele município algarvio. O autarca foi condenado em 2012 a uma pena suspensa de três anos e dois meses de prisão e à perda do mandato autárquico, por um crime de prevaricação no licenciamento de obras no empreendimento de Vale da Telha, em Aljezur, entre 1990 e 2008. Recorreu para a segunda instância, mas a sentença foi confirmada pelo Tribunal da Relação de Évora, em junho deste ano. Amarelinho, que na altura a que remontam os factos era vereador no município, voltou a pedir recurso da decisão.

O atual presidente da autarquia terá como adversários Hélder Cabrita, o único vereador eleito pelo PSD em Aljezur, em 2013. O candidato quer "mais dinamismo a nível económico nas áreas do turismo, comércio e agricultura".

Por sua vez, Rogério Furtado, de 59 anos, professor do 1º ciclo, candidata-se como independente pela CDU, coligação que integra o PCP e Os Verdes. Rogério Furtado, pretende "aumentar a voz das populações e dos pequenos e médios empresários", manifestando-se disponível para assumir as "responsabilidades que a população lhe queira atribuir, incluindo a gestão do município".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)