Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Utentes queixam-se de "caos" na Urgência do Hospital de Coimbra

Hospital refere que afluência é inferior a 2019 e espera está dentro dos valores definidos.
Paula Gonçalves 25 de Janeiro de 2020 às 10:16
A carregar o vídeo ...
Utentes queixam-se de "caos" na Urgência do Hospital de Coimbra
O tempo de espera e a alegada falta de informação sobre o estado dos doentes que recorrem à Urgência dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) estão entre as queixas de utentes e acompanhantes. "Fico aqui sempre cerca de 12 horas. Lá dentro é o caos. Há pessoas em pé, sentadas e no chão", reclama Carolina Ferreira, que deu entrada na tarde de quarta-feira e, às 22h00, não tinha sido atendida, após a triagem que lhe atribuiu pulseira verde (pouco urgente).

"É sempre uma noite perdida e o atendimento é rude", acrescenta Luís Batista, da Lousã, enquanto aguarda notícias do estado da companheira, à qual foi atribuída pulseira amarela (urgente). "Estou aqui desde a hora de almoço, são quase 22h00 e ainda não consegui obter dados sobre o estado da pessoa. Só dizem que tenho de esperar", lamenta.

Rosa Silva aguardava, preocupada, que a mãe fosse atendida: "Ela tem problemas cardíacos. Já sofreu um enfarte e agora está com os mesmos sintomas e na triagem deram-lhe a pulseira verde. Estamos aqui há seis horas, ainda não foi atendida. Lá dentro é o caos com doentes por todos os lados". Já o companheiro de Anita Pascoal foi atendido na triagem mas "esqueceram-se de lhe dar pulseira . Depois uma médica deu-lhe alta sem o observar e tivemos de pedir a um enfermeiro para o voltar a colocar no sistema e ficou com pulseira amarela."

Fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra refere que, este mês, a afluência média diária aos HUC é de 457 admissões, registando-se um ligeiro decréscimo relativamente a 2019. No dia referido pelos utentes deram entrada 473 doentes. Os tempos médios registados estão "dentro dos tempos definidos pela Triagem de Manchester".
Urgência dos Hospitais da Universidade Carolina Ferreira Coimbra tempo HUC questões sociais saúde hospitais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)