Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Utentes do IC1 voltam à marcha lenta pela melhoria da estrada

Presidentes de Grândola e Santiago querem problema resolvido até ao verão, altura em que o tráfego multiplica.
Helga Nobre 22 de Março de 2016 às 12:38
Troço de 40 km entre Palma (Alcácer) e Canal Caveira (Grândola) esburacado
Troço de 40 km entre Palma (Alcácer) e Canal Caveira (Grândola) esburacado FOTO: Luís Guerreiro
A degradação do IC1, num troço de cerca de 40 quilómetros entre Palma, em Alcácer do Sal, e Canal Caveira, no concelho de Grândola, tem sido uma dor de cabeça constante para os automobilistas que diariamente circulam naquela via. No próximo dia 1 de abril voltam à luta com a organização de mais uma manifestação convocada pela Comissão de Utentes do IC1.

Trata-se da terceira marcha lenta, no espaço de três anos, para exigir do atual Governo a reparação urgente do itinerário complementar que, pela falta de manutenção, é considerado uma autêntica armadilha para quem ali circula.

"As bermas tornaram-se em socalcos devido às raízes das árvores próximas da via, há depressões provocadas pela circulação dos veículos pesados e fissuras ao longo do trajeto que podem causar acidentes mortais", lamentou Manuel Rocha, da Comissão de Utentes do IC1.


A marcha lenta sai em simultâneo das duas localidades e terá como ponto de encontro a zona de Albergaria. "Pretendemos de uma vez por todas que este problema seja resolvido, porque desde 2009 que pouco tem sido feito com vista à manutenção da via e a Infraestruturas de Portugal não responde aos nossos pedidos de esclarecimento", adiantou o responsável.

Ao lado da luta das populações, os presidentes das câmaras de Alcácer do Sal e Grândola, que foram recebidos na semana passada pelo secretário de Estado das Infraestruturas, voltaram a exigir a reparação urgente daquela via antes do verão, um dos períodos de maior tráfego automóvel, sobretudo como alternativa à A2.

Segundo os autarcas, há cerca de um ano o anterior governo garantiu uma verba de 6 milhões de euros para a reparação do IC1, o que acabou por não se verificar.
Palma Alcácer do Sal Grândola Canal Caveira Comissão de Utentes do IC1 IC1 Governo Manuel Rocha estradas
Ver comentários