Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Venda de estádio de Braga vai ser decidida por referendo

Ricardo Rio defende que devem ser os cidadãos a definir o que fazer com o equipamento construído em 2004.
26 de Outubro de 2019 às 10:33
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Estádio Municipal de Braga
Os bracarenses deverão ser chamados para se pronunciarem sobre a venda do Estádio de Braga. A hipótese foi avançada pelo presidente da câmara municipal, Ricardo Rio. O autarca espera que o referendo possa ser realizado até abril de 2020 e pretende também que seja criada uma comissão eventual de acompanhamento para monitorizar "soluções" para o equipamento desportivo.

"Este mês, já iniciámos as formalidades para o pedido da marcação do referendo, que apontamos que seja possível realizar no primeiro trimestre de 2020", afirmou Ricardo Rio, no final da assembleia municipal de quinta-feira à noite.
Na base da proposta está o documento elaborado pelos serviços municipais, que aponta que o custo final do estádio municipal, construído na altura do Europeu de Futebol de 2004, pode passar os 192 milhões de euros. O projeto foi assinado pelo arquiteto Souto Moura, que processou o município.

A alienação do estádio municipal "não é a única questão a ter em conta", indica o autarca. "Há ainda que equacionar as soluções de rentabilização, que entendemos que deve passar pela venda, mas pode haver outras propostas e alternativas que devem ser apresentadas e discutidas, o acompanhamento dos trabalhos que ainda se estão a fazer e os vários processos judiciais que estão a decorrer sobre a construção do equipamento, além da questão de renegociar o contrato existente com o Sporting Clube de Braga sobre o uso do estádio", indica.

Entretanto, o PS de Braga acusa o autarca de "gritante desonestidade intelectual" sobre os custos do estádio e de usar as contas "para se vitimizar".
Estádio de Braga Ricardo Rio política autoridades locais referendo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)