Foi ocupado pelos serviços da extinta Junta Autónoma das Estradas até 2009, destruído por um incêndio em novembro de 2015 e sinalizado, em 2017, como local usado por sem-abrigo.
O solar dos Quesados - que consta do Portal Imobiliário Público como imóvel do Estado para venda -, em Viana do Castelo, deverá ser reabilitado e transformado num espaço cultural. O município pretende candidatar a intervenção a fundos comunitários, em breve.
"Devido ao seu elevado valor arquitetónico e patrimonial, poderá ser transformado num espaço com funções culturais e até para servir de apoio à Escola Secundária Santa Maria Maior. Infelizmente, está muito degradado, por estar encerrado há vários anos e ter sido vandalizado. Iremos também apresentar uma proposta de reabilitação à Direção-Geral do Tesouro e Finanças para fins culturais", adiantou José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana.
Além desta intervenção, a autarquia pretende também reabilitar um edifício que chegou a ser uma antiga residência feminina de estudantes e delegação escolar de Viana do Castelo.
A intenção do município é transformar o imóvel, "em mau estado de conservação e ao abandono há muitos anos", numa residência para os estudantes do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. "Já foi feito o levantamento do edifício e já estamos a trabalhar no projeto porque há uma necessidade urgente de espaços para alojar estudantes", sustentou o autarca.
A recuperação dos edifícios será incluída no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, num investimento de 20 milhões de euros em reabilitação urbana, até 2020.